Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




segunda-feira, 11 de março de 2013

Jacobina: Policia Civil divulga resultado da “Operação Capim Guine”


 
A Policia Civil apresentou na manha desta Segunda Feira 11/03 o resultado da operação “Capim Guine” operação esta coordenada pelo Coordenador da 16ª Coorpin Dr. Elvio Brandão e pelo Delegado Titular de Piritiba Dr. Humberto Marino, fizeram parte cerca de trinta Policias Civis e cinco Delegados, operação esta desencadeada na manha da Sexta Feira 08/03 na cidade de Piritiba-BA e Tapiramutá-BA ,a primeira e segunda etapa da citada operação cumpriu um  total de 13 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão,a primeira etapa também teve o apoio da Policia Militar,foram presos, Márcia Maria de Jesus 44 anos, Exdras de Araujo machado 27 anos “ Binho”,Ana Rita neta Jesus dos Santos 43 anos “ Rita”Ana Paula dos Santos Sampaio 18 anos “ Paulinha” Roberto Luiz Reis Santana 30 anos “ Rincom” Jorge Fernandes Junior 27 anos “ Bola 7” Luciano Araujo Lima 29 anos “ Nego Nam” Adonai Lima Carvalho 19 anos “ Nanai”Aline Bezerra da Silva 22 anos “ Aline”,todos envolvidos diretamente no trafico de entorpecentes  tanto na cidade de Piritiba como também em Cidades Circunvizinhas.
Segundo o Coordenador Regional Dr Elvio Brandão," a prioridade da 16ªCoorpin, é o combate ao trafico de drogas e a elucidação dos Homicídios que geralmente estão atrelados".As Investigações tiveram inicio a cerca de  um ano,depois do triplo homicídio ocorrido na Cidade de Piritiba no 05/03/2012, que vitimou,Luciene Araujo Lima 33 anos conhecida como “Chiquita”, Lucivone Araujo Lima 30 anos “ A Rasta” e Adilson  Alexandre 28 anos,todos envolvido na disputa pelo trafico de entorpecentes naquele município, segundo o delegado Dr. Humberto Marino Junior,”Depois das prisões dos traficantes Danilo Araujo Lima 29 anos e Fernanda da Silva Santos ambas ocorridas na cidade de Salvador-BA,foi descoberta a rede intermunicipal de distribuição de drogas,sendo que nos últimos 15 dias foram apreendidas na cidade de Piritiba oriundos da mesma quadrilha, cerca de 1.500 pedras de Crack, certa quantidade de Maconha e um Revolver Calibre 38 Municiado,Ainda Segundo o Delegado Humberto Marino,”Estão sendo investigados a relação da quadrilha presa na autoria de vários Homicídios ocorridos no ano de 2012 e 2013 naquela cidade,

Os presos na Operação “Capim Guine”, estão custodiados no Complexo Policial  de Jacobina a Disposição da Justiça, onde serão interrogados e após o prazo legal do inquérito policial onde o mesmo será remetido a Justiça Publica para  a devida instrução criminal.

CONFIRA A LISTA DOS PRESOS. ( FOTO: Da esquerda para a direita.)

Roberto Luiz Reis, o Rincón, 30 anos.

Esdras de Araújo Machado, o Binho, de 25 anos.

Jorge Fernandes Júnior, o Bola 7, de 27 anos.

Luciano Araújo Lima, o Nêgo Nani, de 18 anos.+

Ana Rita Neto Jesus dos Santos, de 44 anos

Marcia Maria de Jesus, 37 anos.

Ana Paula dos Santos Sampaio, de 18 anos.

Aline Bezerra da Silva, de 22 anos
Fonte:http://www.boletimpolicial.com.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=1067:jacobina-policia-civil-divulga-resultado-da-operacao-capim-guine&catid=38:noticias&Itemid=53

sexta-feira, 8 de março de 2013

Piritiba: Município terá base da CAESA


Autoridades Locais,Policias Militares da DPM de Piritiba,Policiais da CAESA, A população local recebeu com festa a comitiva
No ultimo dia 25 de fevereiro o prefeito de Piritiba Ivan Cedraz recebeu em seu município a visita do Tenente Coronel Valter Araújo para instalação da base operacional da CAESA no  distrito do Porto Feliz. A parceria se tornou viável graças à cooperação entre os municípios de Piritiba, Mundo Novo, Tapiramutá   e  o Governo do Estado da Bahia.

A população local recebeu com festa a comitiva formada pelo comando da CAESA, Polícia Militar de Piritiba, secretários, vereadores e prefeitos da região.  O distrito do Porto Feliz foi escolhido como base operacional devido a sua localização privilegiada, dispondo de fácil acesso aos municípios vizinhos; Mundo Novo, Baixa Grande, Tapiramutá e Morro do Chapéu.


Desta forma o Secretário Estadual de Segurança Mauricio Barbosa  e o  Comandante Geral da Policia Militar da Bahia Alfredo de Castro visam prevenir e combater os assaltos a bancos, bem como o uso e tráfico de drogas na região que apresenta elevados índices de violência.

O projeto também faz parte do novo modelo de segurança adotado pelo prefeito Ivan Cedraz, que desde inicio da sua gestão,  vem investindo na segurança do município, atendendo o convenio firmado com a Secretaria de Segurança Pública, e dentre estas ações esta a reestruturação do Sistema Municipal de Segurança, através da sua Guarda Municipal.


Fonte: http://www.boletimpolicial.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1063:piritiba-municipio-tera-base-da-caesa&catid=38:noticias&Itemid=53

quinta-feira, 7 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL PODE PRENDER, DIZ SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL



JURISPRUDÊNCIA ACERCA DE PRISÃO EM FLAGRANTE EFETUADA POR GUARDA MUNICIPAL
Jurisprudência fonte SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Processo
HC 109105 / SP
HABEAS CORPUS
2008/0135091-2
Relator(a): Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA (1128)
Órgão Julgador: T5 - QUINTA TURMA
Data do Julgamento: 23/02/2010
Data da Publicação/Fonte: DJe 22/03/2010
Ementa
PENAL E PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. ROUBO CIRCUNSTANCIADO.
REVISTA FEITA POR GUARDA MUNICIPAL. NULIDADE. NÃO-OCORRÊNCIA. REGIME
DE CUMPRIMENTO DE PENA. RÉU REINCIDENTE. PENA SUPERIOR A 4 ANOS.
ART. 33, § 2º, A, DO CÓDIGO PENAL. REGIME INICIAL FECHADO. SÚMULA
269/STJ. INAPLICABILIDADE. ORDEM DENEGADA.
1. Embora exista norma constitucional (art. 144, § 8º, da CF) limitando a função da guarda municipal à proteção dos bens, serviços e instalações do município, não há nulidade na decisão impugnada, porquanto a lei processual penal, em seu art. 301 do CPP, disciplina que "qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito".
2. O regime inicial semiaberto reserva-se ao "condenado não reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e não exceda a 8 (oito)", nos termos do art. 33, § 2º, b, do CP; e, ainda, "aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favoráveis as circunstâncias judiciais", nos termos da Súmula 269 deste Tribunal.
3. Ainda que a pena seja inferior a 8 anos de reclusão, mas superior a 4 anos, sendo o réu reincidente, o regime inicial de cumprimento de pena deve seguir a estipulação da alínea a do § 2º do art. 33 do Código Penal, sendo obrigatório o regime inicial fechado para o cumprimento da condenação imposta.
4. Ordem denegada.
Acórdão
Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, denegar  a ordem. Os Srs. Ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Jorge Mussi e Laurita Vaz votaram com o Sr. Ministro Relator.
Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Felix Fischer.

VEJA O RESTANTE DA MATÉRIA:
http://www.guardasmunicipais.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=601:superior-tribunal-de-justica-deixa-claro-que-guarda-municipal-pode-prender&catid=2:noticias&Itemid=9

terça-feira, 5 de março de 2013

Piritiba-BA: Policia civil prende família do trafico



  • Família do trafico-a POLÍCIA CIVIL de Piritiba prendeu na tarde de hoje na avenida Fernandes uma senhora conhecida por RITA e suas filhas PAULINHA E BRUNINHA e junto com as mesmas a quantia de 200 pedras de CRACK que estava enterrada no quintal,ou seja foi tirada de circulação a maior traficante de PIRITIBA.





domingo, 3 de março de 2013

Homem suspeito de praticar dois homicídios morre em confronto com a polícia em Piritiba.


Raimundo Sena Barbosa, 30 anos, mais conhecido como Cabeludo, morreu após reagir a uma abordagem policial na cidade de Piritiba, na última quinta-feira. De acordo com informações, o fato ocorreu na Praça Getúlio Vargas.

Cabeludo estava armado com um revolver calibre 22 . Ao perceber a chegada da polícia, o homem recebeu os policiais a tiros, e no confronto foi baleado e morreu no local. De acordo com a PM, Cabeludo era suspeito de praticar dois homicídios na cidade.

Uma de suas primas comentou que Raimundo era usuário de drogas. A ação foi conjunta entre as Polícias Civil e Militar, que teve inicio após várias denúncias de que Cabeludo estava armada e dizendo que iria implantar o terror em Piritiba, cidade ordeira e pacata, que fica a aproximadamente 80 km de Jacobina e que nos últimos dias vinha sofrendo com a ação violenta deste elemento, que, de acordo com a polícia, era o principal suspeito de praticar vários crimes, entre eles o de matar a tiros Álvaro Santiago Queiroz, o “Paulistinha”, de 20 anos, no bairro conhecido com Mistura, no dia 23/02/2013, assim como, Elisabete Teixeira de Jesus, a “Binha” , de 29 anos, sendo que esta foi esfaqueada e depois queimada, próximo ao Centro Cultural de Piritiba, no dia 27/02/2013, ambos os crimes motivados por envolvimento com o tráfico de drogas.
Fonte: Bahia Acontece

Saudações Azul Marinho,

         Gostaria de aqui manifestar meu total repudio perante um fato ocorrido segunda feira dia 18 no que diz respeito a “Derrubada dos Trailers”, na qual Secretaria de Administração do município baixou uma portaria sobre o ordenamento do espaço urbano, especificando as questões de qualquer ordenamento de qualquer estabelecimento instalado em vias públicas como os “Trailers de lanches”, onde um advogado ao publicar nos trailers a decisão do juiz substituto de Paulo Afonso favorável aos donos dos “Trailers” para permanecer no espaço público alegando que a secretaria não tinha tal poder de baixar tal ordenamento através dessa portaria, foi interrompido por um Guarda Municipal, ou melhor, pelo comandante da Guarda Municipal por codinome Sargento Helio, primeiro que não conheço na estrutura da guarda municipal a patente de sargento, isso mostra que na guarda ele quer ser Policial Militar. Veja a notícia dessa situação neste link: Justiça suspende portaria da Secretaria de Administração

Comandante da Guarda Municipal (Sargento Hélio) ameaçando advogado com a mão em sua arma de fogo

Comandante da Guarda Municipal (Sargento Hélio) ameaçando advogado e tentando impedi-lo de colocar a decisão judicial favorável comerciantes

        Agora vamos ao que interessa: o advogado ao ser indagado pelo comandante da guarda o que por sinal já se mostra totalmente despreparado, pois não se apresentou e já foi logo ordenado que o advogado se afastasse dali isso com abuso de poder dos tempos da ditadura. Veja que falta de preparo! Como para toda ação há uma reação o advogado pediu respeito e o mesmo “Colocou a mão na arma que estava no coldre (supostamente um revolver calibre 38) onde o mesmo não respeitando a lei sobe e desce as ruas de Jeremoabo portando está arma como se ainda estivesse na ativa da policia militar”. Sou Guarda Municipal e a primeira coisa que procurei saber foram meus deveres para depois saber meus direitos, é sabido que para a instituição Guarda Municipal ser armada é preciso cumprir o estatuto do desarmamento:

Lei nº 10.826 de 2003, onde em seu capitulo III art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei;
IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço. Ou então através de uma decisão judicial como ocorreu no município de Própria – SE uma cidade com aproximadamente 28 mil habitantes, onde no entendimento da magistrada o estatuto do desarmamento fere o principio constitucional da isonomia.
Além disso, o município tem que assinar um convênio com a Polícia Federal liberando o porte de arma de fogo para os guardas municipais deste município além disso de cumprir todos os requisitos legais da Lei nº 5.123/04 em seus art. 40 a 44, que versa sobre a quantidade mínima de treinamento em armamento e tiro para guardas municipais estarem aptos ao porte de arma de fogo, e antes mesmo de iniciar os treinamentos com arma de fogo feito por um instrutor credenciado pela Polícia Federal para ministrar este curso, o agente da guarda municipal obrigatoriamente tem que passar por avaliação psicológica afirmando que ele esta apto a porta arma de fogo, o município através da Guarda Municipal tem que apresentar um plano de atuação definindo todas as atribuições a serem exercidas pela instituição após o armamento, e a instituição também tem que possuir Ouvidoria e Corregedoria próprios.
Ou seja, a lei é clara! Ai eu fico me perguntando: Como pode um agente de segurança pública que está para fazer cumprir a lei a infringe? Como pode um delinquente deste, digo delinquente, pois quem descumpre a lei é um delinquente mesmo, comandar uma guarda municipal?
Sobre os desmandos que acontece na minha classe, este não irei nem explanar aqui, mas pelo fato ocorrido com um advogado tomem por base o que o “Comandante” é capaz de fazer com os guardas municipais. Mas para isso terei uma oportunidade ao vivo para comentar e dividir com a sociedade o total descaso para com uma instituição Guarda Municipal que tanto fez para população Jeremoabense e não merecemos tamanho descaso.
Peço a prefeita Anabel que apure o caso é não somente isso que está acontecendo, depois deste caso do advogado já teve um caso mais apavorante ainda é só apurar, isso se já não já chegou ao conhecimento da prefeita.
Já aviamos passado muitas aberrações do comandante para secretaria Dr. Michele e ela achou por bem mantê-lo no cargo.
Comandante peça para sair, você envergonha nossa classe, não merece vestir nosso manto azul marinho!
Que vergonha (Desabafo).
Fonte: George Luiz Siqueira - Guarda Municipal e Presidente da Associação da Guarda Municipal de Jeremoabo/BA

BANDIDOS EXPLODEM POSTO DO BANCO DO BRASIL DO DISTRITO DE PILAR EM JAGUARARI DURANTE ASSALTO



Foi explodido na madrugada deste domingo (03/03) por volta das 2hs:30min o Posto de auto atendimento do Banco do Brasil do distrito de Pilar em Jaguarari.

Segundo informações de moradores cerca de cinco homens chegaram armados em dois veículos ainda não identificados, colocaram dinamite nos dois únicos caixas eletrônicos do posto, explodindo tudo, após a ação os bandidos fugiram tomando destino ignorado.

A quantia roubada não foi revelada. A Polícia realiza buscas na região no intuito de conseguir capturar os elementos.

Mais uma vez a segurança deste distrito que é tão importante para Jaguarari, fica as traças, nos últimos anos o distrito de Pilar foi alvo de grandes ataques de bandidos, como sequestro de gerente e outras explosões e assaltos tanto no Banco do Bradesco, quanto no Banco do Brasil, que por sinal faz um ano que agência do Banco do Brasil de Pilar foi totalmente destruído por bandidos que durante a ação atiraram até em uma policial que ficou ferida. Por isso que foi instalado um Posto de auto atendimento.

Até quando os moradores do distrito de Pilar ficaram a mercer de bandidos, quando as autoridades vão tomar uma providência quanto a esse tipo de ação.

Portal Jaguarari
Fotos : Leila Loiola

sexta-feira, 1 de março de 2013

Patrões do Tráfico parte II: Nova reportagem do SBT mostra o envolvimento de traficantes de Senhor do Bonfim com o PCC



f02
PCC: De São Paulo para Senhor do Bonfim
Foram oito meses de investigação, mais de 100 horas de escutas telefônicas. Uma das conversas captadas pelos policiais, flagrou um desentendimento entre um traficante baiano e um integrante do PCC, de São Paulo. O motivo da briga foi uma mulher, conhecida como mula, que é encarregada de levar as drogas, se perdeu no meio do caminho, ela levava 6 kg de cocaína para a Bahia. A entrega da droga foi negociada pelo chefe da quadrilha, Willian Leite. A mulher saiu de São Paulo na última semana de agosto, do ano passado. Deveria ter chegado ao Senhor do Bonfim até o dia 31, mas não chegou. Nas escutas captadas pela polícia dá pra perceber o nervosismo dos traficantes. No dia 2 de setembro, a mulher enfim chegou.
f03
A polícia da Bahia também filmou a ação dos traficantes. Além de comprar cocaína e crack em grande quantidade, a quadrilha tomava conta do chamado varejo. A casa de todos eles era usada como ponto de venda.
f05
A mãe de Willian, Maria Lúcia, de 80 anos, também fazia parte do bando, ela está em prisão domiciliar. Um dos integrantes da quadrilha, Lucas Andrade é tetraplégico, ele comandava tudo da cama da sua casa.
f04
*Texto e Vídeo por SBT BRASIL.
Captura do vídeo por BonfimNoticias.com
Confira a segunda parte da reportagem dos Patrões do Tráfico exibido no SBT BRASIL.
f01
A Operação Patrões do Tráfico desarticulada em Senhor do Bonfim pela Polícia Civil, revelou que a droga comercializada em vários pontos da cidade pela quadrilha de Willian  atualmente preso no Complexo Policial, vinha de São Paulo, e do PCC, o primeiro comando da capital, uma facção criminosa responsável pelo tráfico e assassinatos em vários pontos do Brasil.
f02
Matéria exibida nesta quarta (27) no Telejornal do SBT, mostrou como é fácil comprar cocaína na cidade. No Alto da Maravilha, uma empresa de Moto-Táxi, usa seus motoqueiros para vender  com facilidade a droga, o ponto principal fica em frente ao Cemitério de São Lázaro. Na reportagem ficou claro a movimentação dos mototaxistas envolvidos com o esquema. Na realidade é só ligar, ou ir pessoalmente ao local e encomendar a cocaína.
f03
A reportagem exibiu também trechos de conversas gravadas entre traficantes no Bonfim III, revelando claramente a participação do PCC nos negócios. Confira a seguir a matéria exibida no SBT, com trechos de conversas entre traficantes e a identificação de mototaxistas que vendem cocaína no Alto da Maravilha: