Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.

PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.

guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com


Horas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) INTEGRA 11 CÂMARAS TEMÁTICAS PARA SEGURANÇA EM EVENTOS ESPORTIVOS




Membro nato da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, a GMS se prepara para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 nas oficinas que discutem temas como mobilidade urbana, pontos turísticos, segurança de dignitários e gerenciamento de crises


Instalada em agosto deste ano, a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, é coordenada pela Polícia Federal e ligada diretamente à Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE – MJ), órgão que coordena as ações de segurança relativas à Copa das Confederações de 2013, à Copa do Mundo de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e a outros grandes eventos sediados no Brasil. Previstas no regimento da Comissão, 15 Câmaras Temáticas foram  criadas, com reuniões semanais até o final de outubro para tratar de assuntos inerentes aos Grandes Eventos e elaboração de protocolos operacionais do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Destas, 11 têm a participação da GMS.
“Estamos ocupando cada vez mais nosso papel no cenário da segurança pública ao participarmos efetivamente da construção das ações referentes a estes eventos em nosso município”, afirma Vagner Santos, responsável interno pela integração entre as oficinas com a participação da GMS. São as seguintes: Aparelho Urbano, Vias Urbanas e Transportes Públicos de Massa; Acomodações, Hotéis e Navios-Hotéis, Áreas Impactadas e Pontos Turísticos; Estádios (Arenas) de Competição; Fan Fest, Public View e Eventos Relacionados/ Oficiais; Operações Especiais, Gerenciamento e Negociação de Crises e Ações Contramedidas; Segurança de Dignitários Escoltas e Batedores às Delegações Estrangeiras; Comando e Controle Integrados; Comunicação; Comando de Incidentes e Gerenciamento de Riscos Relativos a Eventos da Natureza; Inteligências; e Áreas e Instalações de Treinamento. Demais órgãos municipais, como a Defesa Civil, também como membro nato, e a Transalvador, como membro convidado, estão presentes em diversas Câmaras Temáticas. Além de desenvolver estudos com em análise e avaliação de riscos, as oficinas visam a elaboração de planos integrados de segurança pública e de defesa civil, com a criação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A unidade, presente nos mesmos moldes nas maiores cidades do mundo, irá centralizar a parte operacional, de monitoramento de imagens e de ações de inteligência policial.
“A Guarda Municipal do Salvador vem se preparando solidamente para os grandes eventos em nossa capital. Desde a capacitação do nosso efetivo, a exemplo dos agentes que prestam apoio turístico, até a busca pela integração com órgãos municipais, estaduais e federais, pretendemos cumprir com nosso papel que é tão amplo dentro do sistema de segurança pública”, afirma Sergio Raykil, gestor da corporação e membro titular da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos. A GMS já é a principal responsável pela coordenação da câmara temática de segurança do município, além de ser representante de Salvador na câmara temática nacional.

Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário