Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.

PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.

guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com


Horas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DENÚNCIA DE DESCASO COM A GUARDA MUNICIPAL DE RETIROLÂNDIA (BA)


A Guarda Civil Municipal de Retirolândia/BA encontra-se em total abandono e descaso pela gestão municipal, os agentes trabalham sem qualquer tipo de equipamento de proteção individual e nem sequer possuem uma única viatura. Os mesmos estão largados totalmente a sorte, não possuem comando de carreira, não possuem plano de cargos e salários, plano de saúde, não possuem comando feito por um guarda municipal de carreira, não possuem equipamentos de baixa letalidade (como tonfas, bastões, algemas, armas de choque, spray de pimenta, etc.), não possuem coletes balísticos, nem sequer ganham adicional de risco pela atividade desenvolvida, ganhando apenas o salário mínimo com adicional noturno (para quem trabalha a noite).
Além do completo abandono e descaso com a instituição e seus integrantes estes agentes ficam a mercê da bandidagem que os ameaçam diariamente, sem falar dos superiores hierárquicos que ficam os assediando caso ameacem denunciar as situações deprimentes na qual a categoria vive todos os dias. 
Esses dias vivenciamos mais um assassinato de um guarda municipal na Bahia, o GM Carlos Santa Rosa, da Guarda Municipal de Salvador, onde o mesmo foi morto em serviço, sendo o 5º guarda morto este ano só na Bahia, e convêm lembrar a Bahia ocupa em 2013 o segundo lugar no Brasil em assassinato e atentados contra a vida desses agentes, somado todos já são 14 caso e em 2012 ocupou o primeiro lugar no Brasil com 21, sendo 12 assassinatos e 9 atentados contra a vida, superando o estado de São Paulo que oficialmente é o estado que mais possuem Guardas Municipais legalmente armadas.
Engraçado as gestões municipais dizerem que não tem recursos para investir, pois periodicamente o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, abre editais para que os municípios possam enviar projetos de valor mínimo de R$100.000,00 (100 mil reais ) e no máximo R$ 1.400.000,00 ( 1 milhão e 400 mil reais), bastando seguir os procedimentos que existe no próprio edital para elaboração dos projetos e encaminhar os mesmos dentro do prazo limite estipulado. No último dia 7 de outubro abriu um novo edital para aquisição de recursos para se investir em aquisição de equipamentos, viaturas, motos, formação geral, videomonitoramento, materiais de expediente, implantação da secretaria municipal de segurança pública, implantação do gabinete de gestão integrada municipal e fortalecimento das Guardas Municipais, porém a nossa pergunta para a Gestão Municipal: Vocês enviaram algum projeto? Enquanto isso os agentes sofrem diariamente esperando um milagre.

Fonte: FEBAGUAM 

Acesse a página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link: http://www.febaguam.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário