Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




domingo, 28 de agosto de 2011


Representantes do NE no Conselho Nacional das Guardas Municipais: Cmt. Jacobina-BA (Sec. de Políticas Públicas), Marcos Adriano; cmt. Juazeiro-BA (1º vice-pte NE), Elias; cmt. Recife-PE (2º vice-pte NE), Romárico; cmt. Natal-RN (Presidente NE), Edivan Costa. 

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (25) e falou sobre a participação do comando no 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais que aconteceu em Novo Hamburgo-RS no período de 17 a 19 de agosto e da eleição do Conselho Nacional das Guardas Municipais que o conduziu a presidência da regional Nordeste.

O encontro teve como objetivo discutir e elaborar uma proposta nacional sobre a temática da regulamentação das Guardas Municipais, destacando as suas atribuições e competências. Entre as atividades de palestras e debates efetivados no Congresso foi realizada a eleição para formação do novo quadro de profissionais para composição do Conselho Nacional das Guardas Municipais, que até então era dirigido pelo comandante da Guarda Civil de Osasco, Gilson Meneses. O novo presidente eleito foi o dirigente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Joel Malta de Sá, com destaque para o comandante da GMN, Edivan Costa, que assumiu a presidência regional do Nordeste.

“Essa missão traz para a GMN destaque e responsabilidade nacional na luta pelo fortalecimento das guardas municipais, pois o Conselho, além de outras atribuições, busca estabelecer políticas de segurança a nível local, estadual e nacional, ampliando e padronizando a atuação das corporações no país”, assegurou.

O evento reuniu cerca de 1.130 participantes de guardas municipais de todo o país.

De acordo com o comandante Edivan Costa, as propostas debatidas por cerca de 1.130 profissionais da segurança pública, vindos de 166 municípios de 24 estados brasileiros encontraram eco na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que através de sua titular, Regina Miki, apresentou uma minuta da regulamentação produzida pelo Grupo de Trabalho das Guardas Municipais junto ao Ministério da Justiça (MJ). “Podemos encontrar no documento avanços significativos para as corporações municipais, a partir do instante que atribui uma padronização, especificando nacionalmente o papel das guardas no país”, opinou o comandante.

O documento apresentado pela representação da Senasp no Congresso direciona a atuação das guardas municipais para a prevenção, também apresenta padrão de carreira específico, princípios, atribuições e modelo de aposentadoria especial para os profissionais da área. “As guardas municipais tem sua importância no cenário da segurança pública nacional e os poderes constituídos estão visualizando está verdade”, concluiu o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário