Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




terça-feira, 23 de agosto de 2011

QUE SIRVA DE EXEMPLO !!!

Pacajus implanta programa para policiamento local
Com seis meses de atuação, a iniciativa Ronda Rural tem o objetivo de diminuir a violência no campo

Fortaleza A cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, conta, há seis meses, com um programa inovador para a segurança no campo: Ronda Rural. Mesmo com uma população predominantemente urbana, dos cerca de 62 mil habitantes, 20% se concentram na zona rural, o Município registrava crimes contra as famílias do campo.

"Há muito tempo que a zona urbana passou a ser super fiscalizada e a zona rural não. Então, a zona rural passou a ser o morro do Rio de Janeiro. Passou a ser o local do crime organizado", contou o prefeito Pedro José, explicando a necessidade da implantação do programa. "Antes, a localidade tinha uma escola, um posto e antigamente não tinha equipamento de muito valor. Hoje, temos computadores, impressoras, geladeiras e televisão. O valor é deles é, muitas vezes, bem maior que o valor do prédio. E nós temos que proteger isso também".

Além de proteger o patrimônio público, os profissionais do Ronda Rural têm protegido a população. Em um trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Ronda do Quarteirão e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o projeto é composto por 12 guardas municipais e dois policiais militares, atuando 24 horas por dia. O programa dispõe de uma viatura pick-up L200, equipada com rádio escuta; prédio sede, com alojamento e internet.

Para o prefeito Pedro José, o programa tem levado nova perspectiva às comunidade rurais, oferecendo segurança ao homem do campo, evitando o êxodo rural. "As moradias ficavam descobertas. E por conta da insegurança, essas pessoas não tinham mais interesse em permanecer no campo".
Ação complementar
Outra ação importante implementada pela Prefeitura de Pacajus foi a organização da feira livre do Município. "A fiscalização e organização da feira possibilita não ter produtos roubados sendo comercializados", disse Pedro José. Os mototaxistas também foram identificados com coletes e implantada a Cooperativa dos Mototaxistas do Município.

Além disso, foi distribuído com os moradores das comunidade rurais o número dos telefones dos órgãos de segurança, para facilitar a atuação da polícia nestes locais. "Só em a gente anunciar, quando eles sabem que estamos monitorando, eles mesmos já se inibem. Os bares estão fechando mais cedo, por exemplo", conta o gestor.
Ação educativa
Além do Ronda Rural, Pacajus já realizava o Ronda Escolar, com os dois primeiros anos de atuação na área urbana. Agora, está sendo expandido na zona rural. "É um programa educativo. Ele tem hora marcada nas escolas. Os guardas também se reúnem com idosos e se integram com a sociedade", disse.

"Investimos muito em escolas bem equipadas, postos de saúde com equipamentos caros, daí a necessidade de também preservarmos o patrimônio do Município não somente na zona urbana, mas na zona rural, que apesar de representar apenas 20% da população do Município, é a responsável pela produção de alimentos, é a máquina impulsionadora do nosso desenvolvimento que tem como base a cultura do caju e da cana de açúcar", afirmou o prefeito Pedro José.
 
 
Fonte:http://amigosdagcmdesobral.blogspot.com/2011/08/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+AmigosDaGcmDeSobral+%28AMIGOS+DA+GCM+DE+SOBRAL%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário