Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança

Título: Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança
Autor: Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo
Ano: 2009
Tipo: Livro
Páginas: 109
Tamanho: 1,5 Mb
Formato: pdf

Tema: Polícia e Sociedade

Resumo: O policiamento comunitário, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Sem dúvida isso é uma conquista desses países, pois essa é a forma de policiamento que mais se aproxima das aspirações da população: ter uma polícia que trabalhe próxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar.

Acreditar e confiar na polícia são considerados elementos essenciais para que a polícia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto é, para a polícia ser percebida pela população como tendo um direito legítimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidadãos e, em casos extremos, até mesmo a vida.

Sem a colaboração do público, a polícia não pode melhorar seu desempenho e essa colaboração exige confiança. A experiência tem demonstrado que o policiamento comunitário é um caminho seguro para se reconstruir a confiança e credibilidade do público na polícia.

Este manual tem como objetivo mostrar os passos básicos para se realizar o policiamento comunitário. Através do relato de três experiências realizadas em diferentes Estados brasileiros será demonstrado como a população e a polícia podem trabalhar juntas.

Esperamos que este manual sirva de incentivo para policiais e grupos de cidadãos ativos em suas comunidades dialogarem com as autoridades da segurança pública para adotarem o policiamento comunitário.
down-pdf.jpg
Clique para fazer o download 
 
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2011/08/manual-de-policiamento-comunitario.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AmigosDaGuardaCivil+%28AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário