Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UM MILHÃO E MEIO DE BRASILEIROS FUMAM MACONHA TODOS OS DIAS


Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (01/08) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que 1,5 milhão de brasileiros, entre adultos e adolescentes, consomem maconha diariamente. O 2º Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) aponta ainda que dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhão de pessoaas. Entre os adolescentes, os índices de dependência alcançam 10% dos entrevistados.

A estimativa é de que 7% da população adulta já tenha experimentado a droga em alguma fase da vida, o que equivale a 8 milhões de pessoas. Entre adolescentes, 600 mil tiveram contato com a maconha. No entanto, de acordo com o estudo, o Brasil não está entre os países com os maiores índices de consumo da droga. Enquanto aqui a média é 3%, o índice chega a 5% na Europa e 10% nos Estados Unidos. 

Foram entrevistadas 4.607 pessoas em 149 municípios, com idade a partir de 14 anos. Diferente da primeira pesquisa, feita em 2006, os entrevistados no atual levantamento responderam a um questionário sigiloso sobre consumo de drogas. A pesquisa anterior apontava que existia um adolescente para cada adulto que usa maconha. Em 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescente por adulto. Em 62% dos casos, os usuários experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos.

Legalização - Os entrevistados também foram questionados sobre a legalização da maconha no País. A maioria (75%) é contrária, ante 11% favoráveis. Os dados reunidos no Lenad irão possibilitar, posteriormente, a avaliação do consumo de outras drogas, como o crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário