Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FEBAGUAM PROMOVE FORMAÇÃO BÁSICA DAS GUARDAS MUNICIPAIS DE IRARÁ, ÁGUA FRIA, SANTANÓPOLIS E ADJACÊNCIAS UTILIZANDO MÓDULO INTRODUTÓRIO.


A FEBAGUAM visando também a capacitação dos guardas municipais da Bahia, fundou o seu Núcleo de Formação e Ensino de Guardas Municipais, sendo que no município de Irará, foi formada a nível básico, as primeiras turmas através do Núcleo de Ensino.
Foram ministradas as seguintes matérias:
- Relações Humanas no Cotidiano das Guardas Municipais (Grupos Vulneráveis);
- Funções e Atribuições das Guardas Municipais;
- Legislação Art. 144(Bens, Serviços e Instalações);
- Guarda Municipal e Comunidade;
- Exposição e do Filme Vida Bandida;
- Atividades em Grupo (Reflexão e debate sobre o filme);
- Defesa Pessoal e Uso da Tonfa;
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- Educação física, Disciplina, Hierarquia, Conhecimentos de Símbolos e Ordem Unida;
- Lei Maria da Penha;
- Exposição e debate sobre o filme: 5x Favela
Participaram como instrutores do curso os GMs: Nelson Querino(Maragogipe), Alan Braga(Salvador), Marcos Adriano(CMT Jacobina), Jucemir Araújo(Feira de Santana), Jarbas Pires e Adaílton Santos(Lauro de Freitas/Ba).
Durante a Ordem Unida para hasteamento das bandeiras, e Solenidade para Certificação dos Guardas Municipais das cidades supracitadas, abrilhantaram o evento com participação especial, a CAEL (Polícia da Caatinga), a qual se mostrou solidária e visionária em relação a parceria das forças de Segurança Pública, reconhecendo a importância dos Guardas Municipais no processo de cooperação à sociedade.
Bastante emocionados, tanto os instrutores como os alunos e presentes, se expressaram com liberdade, propriedade e conhecimento sobre o que foi ofertado e assimilado.
As Prefeituras envolvidas deram todo o apoio e suporte necessário para que o evento acontecesse (aonde foi solicitado apenas pela FEBAGUAM custo de despesas básicas para os instrutores).
O Presidente da FEBAGUAM, GM Nelson Querino, assim como toda equipe ministradora do curso voltou para a casa com a sensação de dever e missão cumprida, e a satisfação de que o conhecimento é a melhor forma dos guardas evoluírem dentro da Segurança Pública, obtendo o reconhecimento e respeito da população e dos gestores, que ainda estão meio que perdidos quando se trata dessa temática.
“Deixamos para trás, amigos e guardas municipais que agora possuem uma idéia mais ampla e sólida da importância da sua profissão com a sociedade e a segurança pública, e o melhor, os paradigmas já estão sendo quebrados e as polícias são nossas parceiras e irmãs, frisou emocionado o GM Jarbas”.
“Ordem Unida, conhecimento dos símbolos, da Hierarquia e Disciplina são coisas que devem existir no cotidiano dos guardas municipais. Me sinto muito feliz em participar desse processo desses guerreiros, comentou o GM Alan Braga, que juntamente com o GM Adaílton, também ministraram o curso de defesa pessoal e uso da tonfa”." O que aconteceu nesse município querido, nunca vou me esquecer, foi algo inesquecível que sempre vou guardar no coração e pedir a Deus que abra as mentes e corações de nossos governantes - disse o GM Adaílton".
Já os GMs Marcos Adriano e Jucemir, foram convidados em caráter de urgência a Rádio da Cidade de Irará, aonde abriram um debate tratando-se do tema e de como os GMs podem ajudar e contribuir com a sociedade brasileira. Ambos os GMs deram show nos comentários que foram recheados de conhecimento para todos os ouvintes da cidade. “O mais gratificante é voltar para casa sabendo que ajudamos colegas e muitas pessoas em tempos tão difíceis aonde boa parte dos seres humanos só pensam em si, falou o GM Marcos”. "É Gratificante ajudar o Brasil e solidificar a Segurança Pública, fortalecendo as GMs e tornando-as amigas confiáveis do povo brasileiro, comentou o GM Jucemir".
Benefícios alcançados com os eventos(Audiência Pública e Formação Básica);
- Ganho real de conhecimento tanto dos GMs, como dos gestores e presentes;
- Doação de uma moto para a Guarda de Irará por parte da Associação dos Comerciantes;
- Distribuição de Fardamento para os GMs até o final de novembro;
- Concessão de Sede Provisória para os Guardas Municipais de Irará na base de Endemias;
- Mais três guardas em parceria e interação com a FEBAGUAM;
- Canal de comunicação ampliado dos guardas daqueles municípios com vários setores;
- E de quebra, foi fundada a Associação dos Guardas Municipais das 3 cidades, para nos mostrar que sempre é possível lutar pelo que acreditamos e que juntos podemos alcançar muitas coisas.
As Guardas Municipais fazem parte de uma nata da Segurança Pública onde pressionam o Estado em busca de melhor servir a sociedade brasileira, pouco se comentando em aumentos de salários, pois a preocupação maior é o bem estar da população. O salário é um reconhecimento que virá.
Ano de 2012 vem aí e a FEBAGUAM juntamente com sua equipe de diretores e instrutores vai ajudar muito o Bahia no processo de crescimento. Quem viver verá!

Fonte: FEBAGUAM
Presidente: GM Nélson Querino
Texto: GM Jarbas Pires







Nenhum comentário:

Postar um comentário