Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O QUE É UM GUARDA MUNICIPAL?





Guardas Municipais são humanos (acredite se quiser!) como o resto de nós. Eles vêm em ambos os gêneros, mas na maioria das vezes são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende se você estiver à procura de um deles ou tentando se esconder ou algo deles.

... Guardas Municipais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Exige-se que eles tenham... a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço - muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal.

O Guarda Municipal é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando porque, oh Deus, foi escolher esta porcaria de trabalho.

Na TV, o Guarda Municipal é um idiota que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, espera-se dele que encontre um menininho loiro, "mais ou menos desta altura", numa multidão de quinhentas mil pessoas e que fica se escondendo da polícia porque seus pais o ensinaram a ter medo como forma de educá-lo.

Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas "eu sei quem foi". Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é "eu não vi absolutamente nada" ou "não quero me envolver".

Quando lhe dá uma ordem dura, para proteger sua vida, ele é grosso. Se ele te soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha e merece ser afrontado!!! Para as crianças, ele é um amigo, para outras, um monstro, dependendo do caráter e/ou opinião que têm seus pais a respeito da GCM.

Ele "vira a noite", dobra escalas e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer "epa, este fim de semana é (Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo,...), estou à toa, vamos à praia", estas são as épocas do ano em que eles mais trabalham.

O Guarda Municipal é como aquele menininho que, quando é bom, é muito, muito bom. Mas quando é mau, é abominável. Quando um GCM é bom, dizem que ele "é pago para isso". Quando comete um erro "é um despreparado ou corrupto e isso vale para todos os outros da raça dele".

Quando atira num assaltante, é um herói, exceto quando o assaltante é um parente, amigo ou jovem demais... Pois então mereceria uma segunda chance, quem sabe, para aperfeiçoar sua índole criminosa e destruir a vida (das piores maneiras possíveis) de alguém, ou mesmo de um GCM...

Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, dizem que é ladrão. Se for um carro popular, "quem ele pensa que está enganando?" O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é. Guardas Municipais educam muitos filhos, inclusive, os filhos dos outros.

Um GCM vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que qualquer outra pessoa. Como os carteiros, os GCM's têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. O uniforme muda de acordo com o clima, mas a maneira de ver a vida permanece a mesma. Na maioria das vezes é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.

Os Guardas Municipais gostam de folgas, férias e café (aquele cafezinho que você a toda hora toma em seu escritório, fábrica ou setor para reanimar, mas que quando vê um GCM tomando em uma padaria, o chama de vagabundo). Eles não gostam de buzinas, brigas familiares, defensores de bandidos e principalmente autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e cooperativas, mas não direitos de cidadão, entre eles FGTS, cesta básica ou seguro-desemprego, e não podem fazer greve.

Têm que ser imparciais, educados e sempre devem lembrar do slogan "a seu serviço", mas não se lembram de seu baixo salario...

Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo pouco esclarecido diz, "eu pago impostos, portanto pago seu salário", sem saber que o GCM não é isento de impostos... portanto, ele também paga seu próprio salário.

Guardas Municipais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando sua viúva ou sua mãe, recebem o elogio!).

Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após atender a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, "obrigado e que Deus te abençoe".

Encontra-se GCM's em todos os lugares: na terra, no mar, no ar, a cavalo, em viaturas... Independente do fato de "nunca se encontrar nenhum quando se quer um", eles, geralmente, estão por perto quando mais se precisa. A melhor maneira de conseguir um é geralmente usando o telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário