Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amargosa: Banco do Brasil e Bradesco são assaltados

Amargosa: Banco do Brasil e Bradesco são assaltados
Foto: Voz da Bahia
As agências do Banco do Brasil e Bradesco de Amargosa, no Recôncavo baiano, foram assaltadas, na manhã desta quarta-feira (29), por um grupo de aproximadamente 10 bandidos fortemente armados e camuflados. De acordo com o site Voz da Bahia, a quadrilha, que chegou em uma Toyota Hilux prata e um VW Crossfox preto, fez cerca de 35 clientes reféns e promoveu terror na cidade. Segundo o site Meio Ambiente Urgente, há pânico entre os moradores, corre-corre e dificuldade na comunicação, já que os telefones celulares estão sem funcionar. Equipados com coletes à prova de bala, os criminosos teriam atirado em viaturas da polícia, tocado fogo em uma delas e, na fuga, levado um vigilante, dois PMs e o empresário Adalberto Barreto, conhecido como Dal. Os criminosos teriam seguido em direção ao município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. Unidades do 14º Batalhão de Santo Antônio de Jesus e um helicóptero da PM de Feira de Santana são utilizados para bloquear as estradas da região e capturar os assaltantes.

Jacobina: Mulher é baleada






Ambulância do Samu faz o atendimento à mulher baleada
- Informações colhidas agora há pouco dão conta que a mulher que sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta terça-feira, em Jacobina, foi identificada como Maria Celma Bezerra da Silva, de 25 anos.
Segundo consta, o fato ocorreu em um bar localizado na Rua das Laranjeiras, na Caixa D'água.
Uma testemunha, que não quis se identificar, disse que dois homens estavam no bar bebendo quando um deles saiu da mesa, foi ao banheiro e ao voltar atirou na moça, acertando-a na coxa.
O Samu foi acionado e socorreu a vítima até o Hospital Antônio Teixeira, onde ela deu entrada às 19h11, mas segundo o atendente do hospital a moça se negou a receber atendimento e fugiu do hospital pouco tempo depois. Emerson Rocha / Leia mais no www.bahiaacontece.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CURSO SUPERIOR DE EXTENSÃO EM COMANDO DE GUARDAS MUNICIPAIS



Vejam e acompanhem diversas notícias e informações sobre as Guardas Municipais da Bahia na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SHOW BENEFICENTE EM TAPIRAMUTÁ





A paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tapiramutá irá realizar um show Beneficente em prol da Reforma da Igreja Católica com Azevedo Mendes e Grupo 
 Recordações. 





O show será dia 14 de abril no Tapir Fest . Imperdível  noite de seresta para recordar velhos tempos




Bandidos arrombam caixa eletrônico em Água Fria


Bandidos arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil no município de Água Fria, no centro-norte baiano na madrugada desta segunda-feira (27). 

Segundo informações do radialista Jairo Bispo, a ação dos criminosos foi percebida pelo vigilante da agência, que chegou para trabalhar por volta das 7h e encontrou o terminal arrombado. 

A polícia suspeita que os criminosos tenham usado um maçarico para arrombar o caixa. Ninguém ficou ferido na ação. O banco não informou se a quadrilha conseguiu roubar o dinheiro. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos.

Guarda Municipal de Salvador apreende 95 facas desde o início do carnaval



Desde o início do carnaval, a Guarda Municipal de Salvador apreendeu 95 facas nas áreas que abrangem os circuitos. Entre as 6h de segunda-feira (20) às 6h da manhã desta terça (21), a Guarda Municipal registrou 47 ocorrências nos circuitos do carnaval, contra 22 em relação ao mesmo período da festa do ano passado. Os registros das últimas 24h englobam ocorrências como agressões, apreensões de quatro facas, objetos encontrados e desacatos. No mesmo período, um guarda sofreu uma tentativa de agressão ao chamar a atenção de um folião que urinava na área da grade de proteção do posto da Secretaria de Serviço Público e Prevenção à Violência (Sesp), na região do centro. Uma patrulha policial que passava no local imobilizou o folião e o conduziu ao posto policial dos Aflitos para registrar a ocorrência.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Polícia Militar de Jacobina recaptura foragido de Sr do Bonfim.


De acordo com informações da CENOP da 24ª CIPM, prepostos da polícia militar de Jacobina conseguiram recapturar um dos detentos que empreenderam fuga do complexo policial da cidade de Senhor do Bonfim nesta semana. Josuel da Silva França, vulgo Jó, morador do povoado de Itapicuru, zona rural de Pindobaçu, foi localizado e preso pela PM no início da noite de ontem, 24, próximo ao balneário sombra e água fresca.
Segundo consta, ele foi preso na companhia de um moto taxista do bairro da Jacobina III que não divulgaremos o nome ainda porque na delegacia ele disse que estava apenas fazendo uma corrida e que não sabia do fato de que o passageiro era um foragido, entretanto a polícia investiga a possibilidade de que o moto taxista estivesse dando fuga a Jó no momento em que foram presos. Josuel cumpre pena por porte ilegal de armas e deve ser recambiado em breve para a delegacia de Sr. do Bonfim.
EMERSON ROCHA /  BAHIA ACONTECE

GUARDA MUNICIPAL: SERES HUMANOS, EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E SUPERAÇÃO!!! RESPEITE E VALORIZE ESTES PROFISSIONAIS!!!


Pena que a população não conheça as histórias de superação, de garra, de fé e de esperança que enche os corações dos Guardas Municipais por esse Brasil afora!!! Já vi Guardas Municipais perseverando com lágrimas nos olhos..., Com sua auto estima ferida, com a sua dignidade abalada... E esses mesmos seres humano no mesmo momento serem chamados para uma ocorrência, colocarem suas vidas em risco, esquecendo suas próprias dores, para atender o cidadão anônimo que, muitas vezes o criticou... Não sou Guarda Municipal... Todos sabem!! Não tenho parente na Guarda Municipal... todos sabem!!! Mas, sem ser pretensioso ou arrogante, acredito que conheço o coração dos Guardas Municipais de bem deste país. Me sinto orgulhoso por estar com vocês. Vocês me ensinam, Vocês me dão provas de perseverança e de superação, vocês Guardas Municipais são cartões de visita do que há de melhor no coração humano neste país... pena que, muitas vezes, jogados à própria sorte!!!! Já vi Guarda municipal ter que forrar o coturno com jornal pra tapar o buraco na sola do calçado, porque a administração pública não fornecia calçados... Já soube de Guardas Municipais atenderem ocorrências com revólver de brinquedo, porque a administração não fornecia armamento suficiente... Já vi Guarda Municipal tendo que tingir seu fardamento á noite para poder participar da formatura no dia seguinte porque sua farda nem era azul, nem era cinza nem era branco... era um pano velho!!!! Já vi Guarda Municipal sendo perseguido, e ele para tomar conhecimento da escala, lher era apresentado embaixo de chuva, porque não o deixavam entrar sob um pretexto bobo... Já vi GMf ser espancada dentro da sala do comando... Já vi Corporação com alto índice de baixa por problemas psiquiátricos motivado por um comando vingativo, arbitrário praticante e tolerante á assédio sexual e assédio moral. Já vi Guarda morrer em serviço em posto em local ermo e trabalhando desarmado por mero capricho do então prefeito. Me perdoem o desabafo, mas as vezes me vêm a mente certas situações que nenhum profissional precisaria enfrentar, muito menos seres humanos que atuam 24 horas por dia, faça chuva ou faça sol. em lugares que nenhum outro ser humano ousaria entrar. No entanto, lá está o Guarda Municipal honrando sua farda, honrando sua instituição, honrando seu país, para depois vir um político qualquer falar bobagem na mídia. GUARDAS MUNICIPAIS DE BEM!!! A Vocês dedico todo o meu respeito!!!

Caso Mércia: Advogado de Mizael acusa promotor e polícia de perseguição

Acusado de matar Mércia Nakashima em 2010, o advogado e policial aposentado Mizael Bispo de Souza se entregou

 

O advogado Ivon Ribeiro, que defende o também advogado e policial aposentado Mizael Bispo de Souza, afirmou que o seu cliente está sofrendo uma perseguição pessoal do promotor Rodrigo Merli Antunes e da Polícia Civil de São Paulo. Conforme Ribeiro, Mizael, acusado de matar a advogada Mércia Nakashima em 2010, resolveu se entregar na última sexta-feira por não suportar mais que sua família e amigos sejam perseguidos. O advogado disse ainda que o o promotor quer condenar Mizael "através da imprensa".
"É uma perseguição, o caso virou pessoal em relação ao promotor. Eles (acusação) falaram muito e estão num processo de condenação via imprensa. Meu cliente nunca saiu de Guarulhos (SP) ou se afastou mais de 500 m do bairro onde vive", argumentou Ribeiro.
O Ministério Público (MP) rebateu que as cinco tentativas de habeas-corpus em favor de Mizael e os pedidos de revogação da prisão foram negadas pela Justiça. O acusado estava foragido desde dezembro de 2010. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Mizael apresentou-se ontem ao juiz Leandro Bittencourt Cano e foi encaminhado ao presídio Romão Gomes, especial para policiais militares.
Para Ivon Ribeiro, ele resolveu se entregar para preservar sua família e amigos. "Houve uma série de arbietraridades durante o ano por parte da Polícia Civil, que invadia o bairro atrás dele, entrava na casa de pessoas, conhecidos e vizinhos. A família estava sendo claramente perseguida e isso é muito ruim, não deveria ter acontecido. Vendo isso, ele quis se entregar".
Além de Mizael, teve decretada a prisão o vigia Evandro Bezzerra Silva, que teria ajudado o advogado na execução da ex-namorada e está foragido. A Justiça determinou que ambos sejam levados a júri popular. O Terra procurou o promotor Rodrigo Merli Antunes, mas não obteve retorno. Já a Polícia Civil avalia se irá responder ao advogado Ivon Ribeiro.
O caso Mércia
A advogada Mércia Nakashima, 28 anos, desapareceu no dia 23 de maio de 2010 e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela levou um tiro no rosto, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água. O principal suspeito do crime é o ex-namorado de Mércia, o policial aposentado Mizael Bispo de Souza, que não aceitaria o fim do relacionamento. O vigia Evandro Bezerra Silva é suspeito de ter auxiliado Mizael no crime.
Logo após a morte de Mércia, Evandro teria fugido para Sergipe, onde foi preso em julho do mesmo ano. Em um primeiro momento, ele disse ter ajudado Mizael a fugir, mas voltou atrás depois, alegando ter sido torturado para confessar o crime. Rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocariam os dois na cena do crime, de acordo com as investigações.
Além disso, a polícia encontrou nos sapatos do ex-policial pequenas manchas de sangue, fragmentos de osso e chumbo, além de uma alga presente na represa. Mizael chegou a ter a prisão decretada em agosto, mas o mandado foi revogado dias depois. No mesmo mês, Evandro foi solto. Ambos negam todas as acusações.
No dia 7 de dezembro de 2010, a Justiça de Guarulhos decretou a prisão preventiva de Mizael e de Evandro, e determinou que ambos fossem levados a júri popular pelo crime.
O ex-namorado de Mércia foi denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. O vigia foi denunciado por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver.


Fonte: http://www.meionorte.com/noticias/geral/caso-mercia-advogado-de-mizael-acusa-promotor-e-policia-de-perseguicao-158228.html

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nasce 11 bebês de Uma Só Vez!


Incrível! Uma mulher na Índia conseguiu chamar a atenção mundial depois que ela de a luz a 11 bebês em um único parto. O parto foi realizado no Century Hospital na Índia. Em tempos de crises econômica em que muitos casais têm apenas um filho ou dois é ate irônico pensar que uma mãe teve onze crianças na Índia. E, alem disso onze crianças de uma só vez. Sem dúvida, a natureza nos surpreende cada dia mais. No hospital onde foi realizado este milagre particular, a mãe e a equipe média, posaram orgulhosamente na companhia dos onze bebes.


Este é o primeiro evento que ocorre em tal magnitude na região.






Ainda não está claro se o projeto foi o produto da ciência ou da natureza, poucos detalhes são conhecidos, mas, aparentemente, três deles são gêmeos.

A imagem desta família deu a volta ao mundo através de redes sociais. Algo que com certeza será uma lembrança agradável para as crianças quando crescem.

Fonte:Matipoweb Sebo e Acervo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os municípios integrantes do Corgems (Conselho Regional de Gestores Municipais de Segurança) promoveram nas duas últimas semanas operações especiais contra a criminalidade.


Os municípios integrantes do Corgems (Conselho Regional de Gestores Municipais de Segurança) promoveram nas duas últimas semanas operações especiais contra a criminalidade. Indaiatuba realizou as ações com participação da Guarda Municipal, com o GOC (Grupo de Operações com Cães), Getran (Grupo Especial de Trânsito) e GAP (Grupo de Apoio Preventivo), Polícia Civil e Departamento de Fiscalização, na quinta-feira (16), entre 21h e 1h.

A equipe passou pelas zonas norte e sul em bares e locais suspeitos de serem utilizados para tráfico e uso de drogas. A delegada titular do município, Ruth Daniel de Souza e o chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto também acompanharam os trabalhos.
A equipe contava com 15 viaturas e 30 homens. Três bares foram fechados, um deles no Cidade Nova, um no santa Cruz e outro no Jardim Morada do Sol por irregularidades no alvará de licença. Também acabaram aplicadas três notificações e multas. Um total de 76 pessoas acabou averiguado.
A GM e a Polícia Civil apreenderam dois tubetes plásticos na Praça Votura, no bairro Cidade Nova. O cão Red, da raça labrador, integrante da equipe do GOC localizou tablete de maconha na mochila de um adolescente, próximo de um bar na rua Humaitá, no centro. As ocorrências foram apresentadas na Delegacia Central.
Valinhos promoveu a operação na sexta-feira (10) e participaram a Guarda Municipal, com GOC (Grupo de Operações com Cães), o GAT (Grupo de Ações Táticas) e a Polícia Civil. Foram abordadas 11 pessoas em 10 bairros diferentes, entre eles Jardim Palmares, Bom Retiro, Recreio e Morada do Sol. Foi localizado um cachimbo para consumo de crack.
Em Americana, os trabalhos aconteceram entre 9h e 22h, também no dia 10. Participaram 11 viaturas da Guarda Municipal, com canil, Romep, carros operacionais e 31 guardas. Foram averiguadas 34 pessoas e 71 veículos. Um suspeito foi preso por tráfico de drogas com 180 gramas de mesclado e 30 gramas de crack.
A cidade de Vinhedo também promoveu ações durante a Festa da Uva. Foram apreendidos cinco papelotes de cocaína, três de maconha e cinco de produto não identificado.

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA): GRUPAMENTO ESPECIAL RECEBE NOVO FARDAMENTO



Recentemente, prepostos da Guarda Civil Municipal de Tucano receberam um novo fardamento, na cor azul rajado, que os identificam como integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), criado há poucos meses pelo comandante em exercício, Antônio Pedro Miranda Cerqueira, para atender à população tucanense. Muitos se questionam o porquê do grupo possuir farda diferenciada e aqui se faz necessário realizar um esclarecimento. Cada ser, é sabido por todos, possui suas qualidades, peculiaridades e suas especificidades, sendo melhores em algumas situações do que outras. O verbete especial não foi empregado no sentido de dizer que as pessoas do grupo são melhores e superiores aos demais, mas que eles possuem mais aptidão técnico-operacional para situações de crise,momentos “tudo ou nada”. É oportuno salientar que os prepostos desse grupamento receberam treinamento específico.
Fonte: http://tucanobr.com/publicacao.asp?arquivo=1&id=440&tucano=INTEGRANTES-DO-GRUPO-DE-OPERACOES-ESPECIAIS-DA-GUARDA-CIVIL-MUNICIPAL-DE-TUCANO-RECEBEM-NOVO-FARDAMENTO

Homem tem a mão decepada em briga de bar no Certão

O lavrador Lindomar Silva do Carmo teve a mão decepada por um facão, na localidade de Várzea do Chico, zona rural de Capim Grosso nessa terça-feira(21/02/2012), durante uma briga.
Segundo a polícia, a confusão aconteceu  dentro de um bar. No momento da briga, um homem identificado pelo pré-nome de Maro se apossou de um facão e desferiu pelo menos dois golpes na mão do lavrador que foi levado para o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) de Capim Grosso e depois transferido para o HGE.

Ainda segundo a polícia, é a segunda vez que os homens brigam no local. O agressor está sendo procurado pela polícia.
Dois golpes de facão deceparam a mão do lavrador Lindomar do Carmo
 Fonte:Alerta Cidade

Roubaram seu celular durante o carnaval? veja o que fazer

Do UOL Tecnologia
Uma situação comum para quem saiu para pular o Carnaval – ainda mais se você estava lá no meio da multidão atrás do trio elétrico ou do bloco – é perder o celular, seja por descuido, furto ou roubo.
Veja algumas dicas para quem passou por essa situação:
Bloqueio do aparelho
Desde 2000 existe um cadastro único que registra aparelhos que foram roubados, com o objetivo de impedir que sejam habilitados com novas linhas. O Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), no último dia de dezembro de 2011, tinha cerca de 1,9 milhão de aparelhos bloqueados – número bem baixo se considerarmos os 242 milhões de linhas celulares no país.
O que fazer quando você perde seu celular?
1º Ligue para a central de atendimento da operadora e solicite o bloqueio da linha
2º Encontre o IMEI (nº de identificação do aparelho) na nota fiscal do aparelho
3º Faça um Boletim de Ocorrência ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho com IMEI
4º Se usa um smartphone com aplicativo de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo
5º Se pagou caro no aparelho (e costuma perdê-lo), faça um seguro para o smartphone

Assim como você tem um R.G, seu aparelho celular tem um número único de identidade no mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). É com esse número que é possível bloquear seu aparelho: o problema é que ele está, geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser roubado) ou na nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe mais onde está).

Então, se você está lendo esse trecho do texto, pare tudo e corra atrás do seu IMEI. Deixe anotado em um local de fácil acesso (dica: envie um email para si mesmo com o seu IMEI).

Anotou direitinho?

Desde abril de 2010, para cadastro no Cemi não é mais preciso apresentar o Boletim de Ocorrência à sua operadora. No primeiro contato, a empresa faz um bloqueio temporário. Para torná-lo permanente, você deve comparecer a uma loja da operadora e assinar um termo de responsabilidade em até 48h do comunicado da perda, furto ou roubo ou, se preferir, encaminhar o B.O à empresa (no Estado de São Paulo, ele pode ser feito pela internet em caso de furto ou perda).
Bloqueio da linha
Antes de bloquear o aparelho, a primeira atitude a ser tomada é bloquear a sua linha de celular – isso impede, no caso de donos de linhas pré-pagas, que o ladrão gaste todos os seus créditos. No caso de linhas pós-pagas, a conta mensal ainda será enviada para você, mas pelo menos quem ficou com seu celular não gastará a franquia do seu plano.
Cada operadora tem um procedimento próprio para o bloqueio da linha, mas em geral ele pode ser feito por telefone pelo serviço de atendimento ao consumidor (não se esqueça de anotar sempre o protocolo de atendimento).

No entanto, é preciso ficar atento ao prazo para reativação da linha bloqueada – afinal, pode se tratar de um número que você tem há muito tempo – que varia de 60 a 150 dias dependendo da operadora.

Para quem usa smartphones, alguns aplicativos realizam o rastreamento dos aparelhos. Se você foi roubado, é totalmente desaconselhável sair sozinho em busca do celular – procure ajuda da polícia.

Arquivo pessoal
Aplicativos ajudam a rastrear dispositivos móveis perdidos; conheça esses programas

Buscar meu iPhone ou Find my iPhone
Antes pago, o aplicativo Buscar meu iPhone (ou Find my iPhone) localiza vários gadgets da Apple (o próprio iPhone, o iPad, o iPod touch e computadores com o sistema operacional Mac). Após instalá-lo, basta o usuário configurar sua Apple ID (login que usa para sincronizar arquivos no programa iTunes) e associar os dispositivos que quer monitorar. Com ele, é possível ver em um mapa o local onde o gadget está, reproduzir um alarme, bloquear o dispositivo ou até apagar todos os dados pessoais remotamente.
Seguro
Uma alternativa pouco conhecida, válida principalmente para quem possui um smartphone caro e se expõe muito aos riscos (como andar na rua e passar frequentemente por locais onde há assaltos), é fazer um seguro.

Em um deles, assim como ocorre em uma cobertura para veículos, o valor de mercado do aparelho móvel e o tempo de depreciação (idade) são avaliados para calcular o preço da apólice. “Em média, é cobrado cerca de 15% do preço do aparelho”, explica Miguel de Souza Valério, corretor da Porto Seguro. No caso específico da seguradora, não é cobrada franquia em caso de sinistro.

A cobertura, no entanto, só é válida para casos de roubo (ação praticada com violência contra uma pessoa ou sob grave ameaça) e furto qualificado (quando há destruição ou rompimento de obstáculo, como por exemplo arrombamento de uma casa, para subtração do bem). É preciso também apresentar o Boletim de Ocorrência à seguradora para que a empresa avalie o caso e conceda o valor de cobertura da apólice para a compra de um novo aparelho.

Outra modalidade de seguro, oferecido pelas operadoras no ato da compra do smartphone e fornecido por seguradoras terceirizadas. É cobrado um valor mensal (de cerca de R$ 20).

Carnaval 2012: Guarda Municipal mais perto do folião




Por ASCOM-SUSPREV 17-02-2012
Desde às 7h da manhã de ontem (16) que a Guarda Municipal do Salvador intensifica suas atividades no carnaval 2012. De acordo com Vagner Santos, responsável pelo Setor de Estatística – SEEST da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV este ano, os números apresentam crescimento em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas duas (02) ocorrências, já nas últimas 24 horas o número subiu para 35. “Esse aumento é resultado de ações mais freqüentes da Guarda Municipal em apoio a SESP”, encerra.
Dos registros, o destaque vai para as onze ocorrências registradas através do vídeo monitoramento. Nessas atividades de fiscalização, a Guarda Municipal esteve presente em apoio aos diversos órgãos da prefeitura (SMS, COGEL, CODESAL, SEPLAG, SETAD e outros). Ainda dentre os registros de ontem para hoje, constam dois documentos encontrados em Ondina e 22 apreensões de armas brancas, tipo palitinho para churrasco, garrafas de vidro, carro de mão, fogareiro e botijão de gás. A Guarda Municipal apreendeu ainda 15 facas no circuito da folia.
Coronel Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV destaca que as ações vão continuar com a intenção de promover uma festa pacífica e muito mais animada, tanto para o morador da cidade, quanto para o visitante. “Nós temos agentes de segurança apoiando os órgãos e espalhados por todo o circuito da folia, eles também colaboram com o ordenamento do comércio informal”, relata.



Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAILS : guardasalvador@gmail.com
ascomsusprev@gmail.com
SITE: www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
TWITTER: www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK: www.facebook.com/guardasalvador

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) RECEPCIONA MINISTRO DA SAÚDE




No Final da manhã do dia 19/02, o ministro de Saúde, Alexandre Padilha visitou o hospital pediátrico Martagão Gesteira. Na oportunidade, dona Rosina Bahia, presidente da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil fez explanação sobre os atendimentos realizados no hospital. Logo na portaria principal, o ministro foi recepcionado com o Hino Nacional executado pela Banda de Música da Guarda Municipal do Salvador, em seguida, Padilha conheceu as dependências do hospital acompanhado de diversas autoridades, dentre estas o Vice Prefeito Edvaldo Brito e o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla. O ministro agradeceu a presença da Guarda Municipal. Já o GM Clayton César disse está satisfeito por participar desta ação "É muito bom saber que com essa ação estamos elevando o nome de nossa instituição". Já GM Givanildo Mota destaca o fator de contribuição da SUSPREV para o hospital "nossa participação aqui se tornou essencial, é bom para o martagão e para nós também".
 

Fonte: ASCOM/SUSPREV

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Incêndio Em Prisão Deixa Mais De Trezentos Detentos Mortos



Um incêndio ocorrido na Colônia Agrícola Penal de Comayagua, no centro de Honduras, durante a noite de Terça-Feira (14/02/2012), deixou o saldo de 355 mortos.
O incêndio foi uma das piores tragédias carcerárias da história mundial. Em meio ao fogo, alguns dos cerca de 850 presos conseguiram escapar pelos tetos de zinco da cadeia.
Muitos dos presos estavam cumprindo sentenças relacionadas ao crime organizado.
Depois que o fogo foi apagado durante a madrugada de ontem (15/02/2012), dentro da prisão havia corpos carbonizados, a maioria irreconhecíveis. As autoridades trabalham com duas hipóteses: um curto no sistema elétrico ou que um prisioneiro pode ter incendiado um colchão. Um oficial de lei do governo que pediu anonimato, disse que pelo menos oito detentos testemunharam outro detento ateando fogo em um colchão.



      Fonte:      http://cruzdasalmasnews.blogspot.com/2012/02/incendio-em-prisao-deixa-mais-de.html


São atribuições da Guarda Municipal norteadas pelos princípios legais conforme diretrizes Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança



 
 
 
São atribuições da Guarda Municipal norteadas pelos princípios legais conforme diretrizes Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança


1 " Controlar e fiscalizar o trânsito, de acordo com a Lei nº. 9.503, de 23/09/1997 (Código de Trânsito Brasileiro);

2- Interagir com os agentes de proteção Ambientais, protegendo o meio ambiente, bem de uso comum do povo, patrimônio público municipal natural, por força do art. 225 da Constituição Federal;

3- Poder de Polícia no âmbito municipal apoiando os demais agentes públicos municipais e fazer cessar, quando no exercício da segurança pública, atividades que prejudiquem o bem estar da comunidade local;

4- Exercitar sua ação de presença, prevenindo condutas, bem como: a) prender quem seja encontrado em flagrante delito, nos termos dos artigos 301 a 303 do Código de Processo Penal, fundado no inciso LXI do art. 5°, da Constituição Federal; b) agir em legítima defesa de direito seu ou de outrem, mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, todos insertos no "caput" do art. 5° da CF;

5- Apoiar as atividades de socorro e proteção às vítimas de calamidades públicas, participando das atividades de Defesa Civil;

6- Garantir o funcionamento dos serviços públicos de responsabilidade do Município;

7- Exercer a vigilância sobre os próprios municipais, parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, cemitérios, mercados, feiras-livres, no sentido de: a) protegê-los dos crimes contra o patrimônio; b) orientar o público quanto ao uso e funcionamento do patrimônio público sob sua guarda;

8- Desempenhar missões eminentemente preventivas, zelando pelo respeito à Constituição às Leis e à proteção do patrimônio público municipal;

9- Prevenir as infrações penais;

10-Apoiar os agentes municipais a fazer cessar, quando no exercício do poder de polícia administrativa as atividades que violem as normas de saúde, sossego, higiene, funcionalidade, estética, moralidade e outras de interesse da coletividade;

11- Praticar segurança em eventos;

12- Praticar segurança de autoridades municipais;

13- Prestar pronto-socorrismo;

14- Garantir a proteção aos serviços de transporte coletivo e terminais viários;

15- desenvolver trabalhos preventivos e de orientação à comunidade local quanto ao uso dos serviços públicos e procedimentos para melhoria da segurança pública local;

16- prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal; d) controlar o fluxo de pessoas e veículos em estabelecimentos públicos ou áreas públicas municipais;

17- Prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio;

18- Apoiar as ações preventivas " educativas: prevenção à violência, uso de drogas, ECA, trânsito, etc.

19- Proteger funcionários públicos no exercício de sua função;

20- Prevenir a ocorrência, interna e externamente de qualquer infração penal;

21- Organizar o público em áreas de atendimento ao público ou congêneres;

22- Prestar assistências diversas;

23- Reprimir ações anti-sociais e que vão de encontro às normas municipais para utilização daquele patrimônio público; participar das ações de Polícia Comunitária desenvolvidas pelas Polícias locais; participar, em conjunto com as Polícias locais, de ações de preservação da ordem pública, sempre que solicitado; realizar a fiscalização e o controle viário do trânsito das vias municipais;

24- Prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio;

25- Exercitar sua função ostensiva, por meio de condutas, tais como: prender quem seja encontrado em flagrante delito, nos exatos termos dos artigos 301 a303 do código de Processo Penal, fundado no inciso LXI, do artigo 5º da Constituição Federal;

26- Colaborar com as ações preventivas de segurança pública;
Agir em legítima defesa de direito seu, ou de outrem, mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, todos insertos no Caput do art. 5º da CF/88.

Considerações Finais:

A interpretação jurídica do ART 144 C.F não é simplesmente um pensar de novo aquilo que já foi pensado, pelo contrario, um saber pensar até o fim daquilo que já foi pensado por um outro. Desde que não lhe introduza alterações, interpretações podem ser admitidas sem reservas, onde o objetivo é assegurar a eficácia, o bem público, o ser humano.

Interpretar a lei é ter em mira solucionar problemas atuais, com olhos voltados no presente, procurando reconhecer o significado jurídico da lei e não o significado histórico de sua promulgação, isso amplia os horizontes da hermenêutica.

Art 144 da C.F não deve ter uma interpretação vazia e literária, ao contrario, tratando de uma atividade de condições sociais, com mutações históricas do sistema, deve se optar por aquela que mais corresponde aos valores éticos e de convivência social para o momento.

Sabemos que interpretar a lei não é criar formas e sim aplicar as normas jurídicas e alcance que lhe atribuíram as instâncias de representação popular, seja na câmara municipal ou no congresso.
O balizamento das Guardas Municipais devem seguir a vontade e as intenções dos constituintes ( da constituição cidadã de 1988).

As Guardas Municipais devem sim fazer a PROTEÇÃO de seus BENS, SERVIÇOS e INSTALAÇÕES dos munícipes, e os BENS maior que é a vida, e é claro o valor da dignidade da pessoa humana, a vida é o BEM, um valor-fonte de todos os valores não tem sentido o bem sem a vida.

Diante do que foi exposto a Guarda Municipal faz um policiamento preventivo comunitário. Ela veio somar como alternativa voltada para a solução dos problemas, sempre priorizando a prevenção junto aos demais órgãos de segurança pública, realizando atribuições vinculadas ao engrandecimento social.

Dando ênfase para a conscientização em relação aos Direitos e os Deveres de todos, o Guarda Municipal, além de respeitar os Direitos Humanos, deve ter ética profissional e responsabilidade social.
Devendo estar constantemente buscando treinamentos e qualificações, para estreitar ainda mais o contato com a população, pois sempre é o primeiro a ser visto, se tornando um porta voz da comunidade, que com bons exemplos acabam gerando um impacto positivo.

E que as divergências entre os órgãos de segurança pública devem ter canais de ligação para serem superados, buscando sempre a harmonia e o objetivo comum que o da "Paz Social". As Guardas Municipais escolheu o caminho da parceria, existem as diferenças, mas o mais importante é a integração, o diálogo e o trabalho em conjunto, cada um dentro do seu papel constitucional respeitando sempre as instituição e o ser humano.

A população quer solução para a questão da sua insegurança e não faz distinção entre Policias.
As Guardas Municipais devem fazer a PROTEÇÃO de seus BENS, SERVIÇOS e INSTALAÇÕES, onde o BEM maior é a vida e a dignidade da pessoa humana.

A Guarda Municipal faz policiamento comunitário, preventivo e ostensivo, ela veio para somar junto aos demais órgãos de segurança pública, priorizando a prevenção, a mediação de conflitos, respeito aos Direitos Humanos, e na busca da Paz Social.


Fonte: blogdogcmduarte.blogspot.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Caixa eletrônico é violado em São Gonçalo dos Campos, na Bahia


 




O caixa eletrônico de um banco de São Gonçalo dos Campos, na Bahia, foi explodido na madrugada desta quarta-feira (15), de acordo com informações preliminares da polícia.

Policiais foram para o local, mas ainda não há informações detalhadas sobre a ação. A delegacia do município não informou se alguma quantia em dinheiro foi roubada, nem se câmeras de segurança registraram a explosão.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mãe de Eloá diz que só condenação de Lindemberg fará justiça

Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá, chega para o julgamento do acusado pela morte de sua filha, Lindemberg Alves - Foto: Reinaldo Marques/Terra
Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá, chega para o julgamento do acusado pela morte de sua filha, Lindemberg Alves - Foto: Reinaldo Marques/Terra



A mãe de Eloá Pimentel – assassinada em 2008 após mais de 100 horas de cárcere privado em Santo André -, Ana Cristina Pimentel, afirmou na manhã desta segunda-feira, minutos antes do julgamento de Lindemberg Alves, acusado pela morte da filha, que a justiça só será feita com a condenação do réu.
Emocionada, ela disse que será muito difícil acompanhar o julgamento e que espera que o caso se resolva, pelo menos, na esfera criminal. “O que se espera é que haja uma definição e que ele seja condenado.” Ana Cristina afirmou não ter conseguido dormir nesta noite e que a sua única expectativa é que seja feita justiça, mais de três anos depois da morte da filha.
O advogado que representa a família da estudante, José Beraldo, disse que os parentes de Eloá esperam que Lindemberg seja condenado a, pelo menos, 50 anos de prisão. “Ele foi agressivo e violento, não deu chances para a vítima. Esperamos pelo menos 50 anos”, disse Beraldo.
O julgamento que irá decidir o destino de Lindemberg começa hoje, no Fórum de Santo André, na Grande São Paulo, onde o crime ocorreu. Na última sexta-feira, a promotoria disse que esperava que ele pegasse entre 50 a 100 anos de prisão. Até o dia do julgamento, o acusado estava preso na penitenciária de Tremembé (SP).
Ao todo, foram convocadas 19 testemunhas e, por isso, a expectativa é que o julgamento dure até três dias. 
(Terra)

Exclusivo! Conheçam o passado que envergonha Rodrigo Pimentel

Descubram porque ele defende Cabral


À beira da Lagoa onde vive confortavelmente, Pimentel, algoz dos colegas, parece estar pensando: "Ah se soubessem do meu passado"

O capitão Rodrigo Pimentel se diz especialista em segurança pública, vende a imagem de que foi um policial corajoso que enfrentava bandidos e que deixou a PM por não concordar com as coisas erradas que aconteciam. Mas tudo não passa de uma grande farsa. Para começar como poderão ver abaixo, ele entende muito é de segurança privada. Quanto ao destemido policial vocês vão descobrir que na verdade Pimentel é uma vergonha para a tropa.
Porta-voz do governador Sérgio Cabral na TV Globo, Rodrigo Pimentel adora posar de vestal e guardião da moralidade. Pimentel disse que o cabo Daciolo e seus colegas dos bombeiros e da Polícia Militar, inclusive o coronel Paúl, deveriam ficar presos em Bangu 1. Mas agora vocês vão saber quem é Rodrigo Pimentel. Um covarde, aproveitador e hipócrita.
Saiu da PM depois que ao comandar uma operação entrou em pânico e urinou nas calças. O ex-comandante do BOPE, coronel Venâncio Moura teve que substituí-lo no meio da operação por um sargento que tomou a frente e salvou a guarnição. Todos no BOPE conhecem essa história lembrada como um exemplo de covardia e desonra para a unidade de elite.
Isso ninguém sabe do comentarista da TV Globo. Mas se vocês pensam que Rodrigo Pimentel é somente um covarde vão agora conhecer outro lado dele.
Transferido para o 29º batalhão, em Itaperuna, desmoralizado porque sua história correu a corporação, decidiu que era hora de deixar a Polícia Militar. Além do mais não se conformava em deixar de morar na Zona Sul, onde sempre viveu, desde que seu pai general foi morar na Urca.
Correu atrás de uma reforma por invalidez alegando que ficou surdo trabalhando na PM. Prestem atenção no laudo abaixo. Perceberão que o laudo aponta o perfil áudio-métrico de normalidade. Mesmo assim, aos 29 anos, o capitão Pimentel foi reformado por invalidez definitiva para o trabalho, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
(Para ampliar clique sobre a imagem)


Mas o “corajoso” capitão Rodrigo Pimentel queria receber o salário integral de capitão sem trabalhar pelo resto da vida, repito, aos 29 anos. Para isso comprou um laudo de um médico particular e conseguiu ficar ganhando como se estivesse na ativa. Recebendo inclusive mais um adicional por invalidez.


(Para ampliar clique sobre a imagem)





Bem, os senhores já viram Rodrigo Pimentel na televisão, ele não parece nada surdo, aliás, ele já apareceu até entrando ao vivo, dentro de um helicóptero com motor ligado e respondeu imediatamente a pergunta do apresentador com todo aquele barulho. Rodrigo Pimentel quando lhe convém escuta muito bem.

O hipócrita Rodrigo Pimentel, comentarista da TV Globo pode se dar ao luxo de criticar os seus colegas que lutam por melhores salários, já que além de receber o salário integral de capitão da PM (com adicional por invalidez), mais o dinheiro da TV Globo, é sócio em uma empresa de segurança privada e tem participação nos negócios de outra, conforme poderão ver nos documentos abaixo. A R & R Pimentel Consultoria em Segurança Limitada, tem ele e sua mulher Rosele como sócios, além disso tem participação na empresa Sunset Vigilância e Segurança Limitada. Um detalhe muito importante para vocês entenderem por que o “bravo” comentarista da TV Globo elogia tanto Cabral. Em uma dessas empresas ele trabalha com o Major Filipe que vem a ser o chefe da segurança pessoal de Sérgio Cabral. Agora dá para entender porque prefere elogiar Cabral e ficar contra seus colegas.


(Para ampliar clique sobre a imagem)

Para quem acreditava na mentira que ele sempre contou de que largou a PM por discordar de coisas erradas que aconteciam, e que foi um brilhante policial do BOPE está aí para vocês o verdadeiro Rodrigo Pimentel. Além de medroso e de ter saído da PM pela porta dos fundos, é aproveitador e hipócrita.

FONTE: BLOG DO GAROTINHO

Suspeitos de planejar festa na PB com estupros depõem nesta terça


Suspeitos de planejar festa na PB com estupros depõem nesta terça
Suspeitos foram presos no cortejo dos caixaões para o cemitério
 (Foto: Reprodução/TV Paraíba)


Seis suspostos envolvidos prestaram depoimento na segunda-feira (13).
Festa e simulação de assalto foram pretextos para estupros, diz Polícia Civil.


Devem prestar depoimento nesta terça-feira (14) os dois irmãos suspeitos de planejar a festa que terminou com os estupros e as mortes de duas mulheres na madrugada do domingo (13) em Queimadas, no Agreste da Paraíba. De acordo com a delegada Cassandra Duarte, da Delegacia de Homicídios de Campina Grande, informou que seis detidos foram ouvidos na segunda-feira. Os depoimentos duraram cerca de uma hora cada e, ao fim, todos foram colocados frente a frente e tiveram suas versões confrontadas. Além dos supostos mentores, outras duas pessoas também prestam depoimento hoje.

"Dez pessoas foram detidas, entre elas três adolescentes. Não há indício de envolvimento de outras pessoas. Ainda vamos apurar se eles têm participação em outros crimes", informou a delegada sobre as suspeitas de que o grupo atuaria em uma quadrilha de desmanche de carros roubados.

O último homem foi detido no município de Massaranduba, no começo da tarde da segunda-feira. Ao chegar à Central de Polícia de Campina Grande, ele deu entrevista à TV Paraíba afirmando que a festa teriia sido planejada há 15 dias por um dos proprietários da casa no Centro de Queimadas, onde tudo aconteceu.

O objetivo dos irmãos seria estuprar cinco convidadas. Para isso, eles teriam planejado um 'assalto de fachada' para assustar as mulheres. "Foi uma armação, passaram uns 15 dias armando. Falaram que era só uma brincadeira para fazer um susto. Não ia chegar a esse ponto não", disse.

Segundo a delegada Cassandra Duarte, a recepcionista Michele Domingues da Silva, de 29 anos, e a professora Isabela Pajussara Frazão Monteiro, de 27, acabaram sendo assassinadas porque reconheceram os homens que as violentavam.

Os dois irmãos suspeitos foram presos quando estavam no velório das vítimas. A mãe de Michele, dona Maria José, disse que ainda está inconformada com o crime contra a filha. "Acho que ainda não me caiu a ficha. Eu vejo ela a todo momento. Ela era tudo para mim", relatou emocionada.

Os dez suspeitos passaram a noite na carceragem da Central de Polícia. Os adultos foram autuados em flagrante por homicídio qualificado, roubo e formação de quadrilha. Eles podem ser transferidos para o Complexo Penitenciário do Serrotão e para a carceragem da delegacia de Queimadas, enquanto as investigações são feitas. Já os adolescentes detidos serão levados para um abrigo provisório.



Fonte: midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=43912

MARCHA AZUL NA BAHIA VOCÊ ESTÁ CONVIDADO

GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM ATO PELO FORTALECIMENTO DA CORPORAÇÃO


Guardas municipais de São Paulo e de diversas outras cidades do Brasil se reuniram nesta sexta-feira na Câmara Municipal para participarem de um seminário sobre prevenção à violência, que teve o objetivo de ressaltar a importância da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na segurança dos munícipes.

 
 
Os guardas chegaram ao Palácio Anchieta após uma marcha que teve a Avenida Paulista como ponto de partida, passou pela Rua da Consolação e foi encerrada no Viaduto Jacareí. O ato recebeu o nome de Primeira Marcha Azul Marinho Paulista.
 

Um dos idealizadores da marcha, o guarda Maurício Domingues da Silva, o Naval, apontou a necessidade de "quebrar a cultura de que os guardas municipais não fazem parte da segurança pública". O evento desta sexta-feira, segundo ele, foi uma forma de chamar a atenção das pessoas para a GCM e explicar que ela pode atuar de forma mais próxima à população.
 

Para o vereador Abou Anni (PV), realizador do seminário na Câmara, o efetivo de cerca de 7 mil guardas em atuação em São Paulo poderia contribuir com a segurança na cidade, havendo amparo legal para tal. "As atividades da guarda não estão limitadas a cuidar de patrimônio público, como muitos pensam. Esse seminário é o momento de mostrarmos que essas instituições têm que ter poder de polícia, uma vez que já estão fazendo indiretamente função de segurança”, explicou.
 

Anni citou, entre as atividades que a GCM tem desempenhado em São Paulo, as rondas nas escolas e o combate ao tráfico de drogas nas unidades de ensino. Para ele, seria importante, além de garantir mais poderes à guarda, fornecer aumento de salário e aposentadoria especial para a categoria.